Robótica 2001 Festival Nacional de Robótica

Regulamento da Competição

(2000/10/25)

 

1. Introdução e motivação

Motivados por várias participações bem sucedidas em algumas competições internacionais de robótica móvel, alguns docentes das Universidades de Aveiro, Minho e Instituto Superior Técnico decidiram lançar um evento, em Portugal, dedicado a essa mesma temática. Esse evento, o ROBÓTICA 2001 Festival Nacional de Róbotica, inclui várias actividades, nomeadamente uma competição de robótica móvel, um encontro científico e várias demonstrações. Ao organizar este evento em Portugal, pretende-se não apenas motivar os alunos das escolas que participam na competição para uma área tecnologicamente avançada e altamente multidisciplinar, logo com grande valor pedagógico, mas também dar um contributo positivo para o desenvolvimento da investigação em Robótica e Automação e uma maior divulgação da Ciência e Tecnologia na sociedade portuguesa.

Em particular, no que diz respeito à competição, pretende-se, por um lado, promover a investigação e desenvolvimento na área da robótica móvel mas, também, aproveitar o grande potencial pedagógico desta área para exercitar os ensinamentos técnicos transmitidos aos alunos de áreas genéricas da electrotécnia, computadores e mecânica, desde o nível do ensino secundário até ao universitário.

2. Classes da competição de robótica móvel

Para cobrir um espectro necessariamente vasto dos conhecimentos exigidos a-priori aos potenciais participantes, a competição estrutura-se em duas classes com níveis de exigência bem diferenciados. Por um lado, a classe UIP dirigida a universidades e politécnicos, por outro lado, a classe ESP dirigida a escolas secundárias e profissionais.

3. Constituição das equipas

Cada equipa deverá ser maioritariamente constituída por alunos de uma instituição de ensino. Contudo, poderá incluir professores ou mesmo antigos alunos. O número máximo de elementos por equipa é de quatro. As equipas deverão ter uma afiliação institucional podendo, no entanto, existir mais do que uma equipa proveniente da mesma instituição. A admissão de equipas sem base institucional ou provenientes de instituições não formativas, e.g. empresas, está sujeita a uma decisão particular a emitir pela Comissão Organizadora que deverá, no caso de aceitação, indicar qual a categoria em que a inscrição será efectuada.

4. Inscrições na competição

A inscrição faz-se mediante o preenchimento de uma ficha onde conste a identificação dos elementos constituíntes da equipa bem como um nome para o robot respectivo e a classe em que irá competir. O custo da inscrição é de Esc. 10.000$00 por equipa na classe UIP e Esc. 5.000$00 por equipa na classe ESP. A inscrição inclui o acesso às competições nas condições regulamentadas, a um espaço próprio no local das competições, com energia eléctrica, para instalação do robot e da equipa, e apoio em termos de alimentação para os elementos da equipa. Outros serviços que venham a ser incluídos na inscrição serão divulgados oportunamente.

As inscrições deverão ser entregues em mão ou enviadas por correio, até ao dia 28 de Fevereiro de 2001, para o secretariado do Festival. Note-se que uma inscrição só será considerada válida se vier acompanhada do respectivo pagamento.

Qualquer inscrição poderá ser anulada até 15 dias após a respectiva data limite, sendo o montante pago devolvido à equipa. Desistências posteriores implicam a perda do montante dispendido.

5. Data e Local

O ROBÓTICA 2001 Festival Nacional de Robótica realizar-se-á de 25 a 28 de Abril de 2001, no Pavilhão Francisco de Holanda em Guimarães.

6. Regras da competição e especificações técnicas

As regras da competição e as especificações técnicas, para ambas as categorias, encontram-se em anexo.

7. Prémios da competição

Todas as equipas participantes na competição, i.e. que compareçam com um robot regulamentar, receberão um prémio de presença. Para além deste serão atribuídos vários prémios de competição bem como alguns prémios de mérito. Todos estes prémios serão oportunamente especificados e divulgados.

8. Júri / Comissão de Programa

O Júri das competições coincide com a Comissão de Programa do Encontro Científico integrado no Festival. Terá a função de decidir sobre qualquer problema que surja durante a prova por omissão do presente regulamento ou sempre que interpelado pelo árbitro do concurso. O Júri será também responsável pela verificação das classificações obtidas no decorrer das provas bem como pela atribuição de alguns prémios de mérito. Para a edição de 2001, o Júri é composto pelos seguintes professores:

António Dourado (UC)
A. Guimarães Rodrigues (UM)
António Ruano (UAlg)
Carlos Couto (UM)
Eugénio de Oliveira (FEUP)
Fernando Lobo Pereira (FEUP)
Francisco Restivo (FEUP)
Francisco Vaz (UA)
João Sentieiro (IST)
José Sá da Costa (IST)
Luis Camarinha-Matos (UNL)
M. Isabel Ribeiro (IST)
Paulo Garrido (U.Minho)

9. Comissão Técnico-Científica

A Comissão Técnico-Científica tem como missão a elaboração e actualização das regras e especificações técnicas das competições, a interacção com a Comissão de Programa com vista à execução das revisões dos artigos submetidos para apresentação no Encontro Científico e a definição do formato global do Festival. Esta Comissão é actualmente composta por:

Pedro Lima (IST) pal@isr.ist.utl.pt
Carlos Cardeira (IST) carlos.cardeira@ist.utl.pt
Luís Almeida (UA) - lda@det.ua.pt
José Luís Azevedo (UA) - jla@det.ua.pt
Pedro Fonseca (UA) - pf@det.ua.pt
Vítor Santos (UA) vitor@ua.pt
Fernando Ribeiro (UM) fernando.ribeiro@dei.uminho.pt

10. Comissão Organizadora

A Comissão Organizadora é responsável pela infraestrutura material e humana necessária à realização do Festival bem como pela respectiva promoção e gestão das inscrições e participações. Na edição de 2001 esta Comissão é composta por:

Fernando Ribeiro (UM) fernando.ribeiro@dei.uminho.pt
Filomena Soares (UM) filomena.soares@dei.uminho.pt
Estela Bicho (UM) estela@dei.uminho.pt
Sérgio Monteiro (UM) sergio.monteiro@dei.uminho.pt
Carlos Silva (UM) carlos.silva@eng.uminho.pt

11. Pedidos de informação

Toda a informação oficial relativa ao ROBÓTICA 2001 Festival Nacional de Robótica está disponível na Internet através do URL:

http://www.robotica.dei.uminho.pt/robotica2001

Quaisquer pedidos de informação deverão ser solicitados a: