PROJECTOS

Robôs do Grupo


 

HERMES 2007

A 4th year industrial electronics undergraduate group of students is designing and developing an autonomous mobile robot in order to participate on the Condução Autonoma challenge held in ROBOTICA'2007.

 

Eurobot'2006 (TugoBot)

A new team of students is developing and building this new robot in order to participate on the Eurobot 2006 in Catania (Italy).

 

Robotica'2002 (PROMETEU)

This robot was developed to participate on Eurobot (France) but also participated on ROBOTICA'2002 where he got a second place.

 

Robotic Football team 2001

These robots are being prepared to participate in the RoboCup 2001 to be held in Seattle (USA) between 2th and 10th August 2001.
The robots have been extremely improved to participate in this competition.

 

Robotic Football team 2000

These robots are being prepared to participate in the EuRoboCup 2000 to be held in Amsterdam (The Netherlands) between 28th May and 2nd June 2000.
Their objective is to play football like the humans do.
Some Photographs of the Robos

 

Live Web CAM

Este projecto consiste em controlar via WWW um robô do tipo SCORTEC - ER1, com uma câmera WEB na extermidade do braço. 
Actualmente o serviço encontra-se a funcionar no laboratório do GAR -  Grupo de Automação e Robótica da Universidade do Minho.

The goal of this project is to control a SCORTEC - ER1 robot via www. The robot holds a WEB CAM in its hand so that you can see and sneek what is going on in GAR - Robotics and Automation Group from University of Minho

 

Robos FUTEBOLISTAS

Estes robôs foram desenvolvidos para participar no Festival  International de Sciences & Tecnologies.
O objectivo é criar uma equipa de robôs Autónomos capazes de jogar Futebol. Foi usado um espelho convexo que vai permitir ao robô ter uma visão com maior alcance, em todas as direcções e em perspectiva de topo.

 

 

Robôs Futebolistas 99

Os robôs futebolistas são uns dispositivos autónomos capazes de seguir uma bola vermelha ,agarrá-la e trasporta-la para uma baliza azul e aí largar a bola. Claro que isto é a função do robô atacante . O defesa encontra-se junto a uma baliza com sinalização verde e tenta evitar que a bola aí entre.

 

 

Robô de pernas Lillybelle 1999

Lillybelle comecou a ser construida em 1999 por três alunos estagiários. Foi feito um estudo de várias aranhas e sugerida uma solução para a construção da LillyBelle. Fio feito um prototipo e foi construida a peimeira perna. assim como o software para a fazer andar.

 

 

Robô de pernas Lillybelle 2000

Lillybelle consiste num robô de 6 pernas movél e autónomo, mas que também pode ser tele-operado. Cada perna tem 2 graus de liberdade permitindo assim que ela se desloque eficazmente em qualquer tipo de terreno. Tem ainda duas camaras que lhe permite "ver" por onde anda, assim como desviar-se de obstáculos. Este robô está s ser desenvolvido em cooperação com o dep. de Mecânica da Univ. do Minho.

 

 

Robo CAMÕES

Desenho e construção de um veículo móvel e autónomo que fosse capaz de seguir uma trajectória pintada no chão usando um sistema de visão.
O Camões deveria também ser capaz de executar outras pequenas tarefas necessárias para o cumprimento do regulamento do Festival Internacional da Ciência e Tecnologia 98 onde a equipa participou.

 

 

ProJeCTo CAMÕES - PLatAfORma moNOtipo 99

O objectivo principal deste robô é seguir uma linha pintada numa arena, muito semelhante a um tabuleiro de xadrez gigante, onde são colocadas bolas de bilhar (pretas e vermelhas) que têm que ser recolhidas pelo robô. As bolas vermelhas terão que ser guardadas dentro do robô e as pretas largadas pelo mesmo.

 

 

Controlador de Velocidade para Rádio-modelismo

Pretende-se com este projecto fazer um variador de velocidade para um motor de corrente continua, para um carro de modelismo, que apenas forneça ao motor a potência por ele utilizada em cada momento.

 

 

Sistema de Vigilância Remoto

Este software de vigilância electrónica que funciona em máquinas com o Windows 95/98 e faz captura e detecção de movimento através da comparação de imagens. No caso afirmativo, grava para disco as imagens com um registo exacto da data e do tempo em que foi detectado o movimento. Também poderá executar outras acções tais como reproduzir um ficheiro de som, enviar imagens através de modem, executar qualquer aplicação existente, etc.

 

 

MUSCULUS - MicroRato 99

O Objectivo era a construção de um Robô Móvel Autónomo utilizando Programação Dinâmica, tendo em vista a participação no concurso Micro - Rato '99 realizado pela Universidade de Aveiro.

 

 

General Z.P.- Robot Móvel Autónomo 99

General Z.P., não é mais do que um Robô Móvel Autónomo, que toma decisões baseadas em algoritmos heurísticos. Este foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Laboratórios Integrados III, lecionada no 4.º ano da licenciatura em Engenharia Electrónica Indústrial na Universidade do Minho. O projecto participou ainda no concurso Micro Rato '99 realizado na Universidade de Aveiro. A sua finalidade, é navegar num labirinto de dimensões 5x5 m, sozinho, com um ou mais robôs simultaneamente. Deve desviar-se destes e dos obstáculos e deslocar-se até ao centro do labirinto onde se encontra a área de chegada. Nesta área encontra-se um farol que emite raios de IR em toda a direcção do labirinto, que funciona como atractor.

 

 

Criação de Página Html que Controle Robô com Câmara 99

Com este projecto pretende-se controlar um robôt ou um mecanismo externo a partir de um página Html através da porta série

 

 

Carro Telecomandado com Visão 99

Este projecto consistiu em pegar num carro telecomandado vulgar, e adaptar-lhe uma câmara de vídeo, de forma a fornecer visão ao carro. A imagem deveria depois ser enviada para o computador, onde se realizaria o processamento da imagem para programar o comportamento do carro. Uma vez definido o comportamento, os comandos seriam enviados para o carro, pelo computador, para este seguir o caminho desejado. Ao mesmo tempo que tudo isto se processa, deve existir uma página Internet com o carro a 3 dimensões, onde pode ser visualizado on-line.

 

 

Maquete de Comboios 99

Este projecto tem como objectivo projectar o hardware e software para fazer o controlo de uma maquete de comboios. Esta maquete contém dezasseis troços ( linhas ) independentes e como tal podemos controlar mais que uma locomotiva ao mesmo tempo, a selecção do trajecto das locomotivas é feito controlando as agulhas, treze ao todo.

 

 

Carregador Rápido de Baterias NiCd

O projecto consiste na construção de um carregador rápido para baterias de modelismo, alimentado por uma fonte DC de 12V.

 

 

Projecto de Simulação

Este projecto tinha como objectivo a realização de um interface entre o PC e o robô SCORTEC ER4, bem como o uso de software de simulação e desenho de robôs.

 

 

Variador de Velocidade de Motor de Indução Monofásico 99

Este projecto consiste na construção de um variador de velocidade para o motor de indução em gaiola de esquilo.

 

 

Robo Minie

Minie é um robô móvel autónomo que foi desenvolvido com o objectivo de participar no Concurso Micro-Rato '97, que decorreu em Março 97 na Universidade de Aveiro. Neste concurso, os robôs tinham que disputar uma corrida dentro de um labirinto de 5 por 5 metros.
A Minie foi construída a partir do kit do robô móvel "Rug Warrior" e adaptada às regras do concurso.

 

 

Tobias II

O Tobias II foi contruido com o objectivo de realizar uma navegação autónoma e controlada evitando e contornando obstáculos.
O algoritmo de navegação autónoma é baseado nos principios da Dinâmica Qualitativa, de forma a proporcionar ao robô uma navegação suáve, estável e determinada.

 

 

SCORBASE

Este projecto consiste na implementação de um ambiente integrado de desenvolvimento da linguagem SCORBASE Nivel 3, sob uma plataforma Windows 3.x. No seu essêncial, o software que foi desenvolvido consiste num editor de comandos e de uma consola de comandos sobre o braco do robo.

 

 

WEBOT

Este serviço permite a operação remota de um robô equipado com uma câmara de video, a partir de qualquer ponto da Internet. Existe um servidor que processa os pedidos feitos na Internet, posiciona o robô e obtém a imagem que é imediatamente devolvida ao computador que fez o respectivo pedido.

 

 

Silos

O projecto Silos consiste na automatização do processo de pigmentação no fabrico de telhas. Esta automatização consiste no armazenamento, pesagem e transporte para uma misturadora de pigmentos que vão dar origem a vários tipos de telhas (diferentes cores).